O triângulo da paridade: um objetivo tangível

Paridade. Um conceito aplicável a diversas áreas (já mencionámos, noutras ocasiões, as disparidades positivas), que é tradicionalmente associado ao preço e está intimamente ligado à distribuição. Mais concretamente, entende-se por paridade a igualdade de preços de um determinado hotel nos seus distintos canais de venda. No mundo hoteleiro, os estabelecimentos que destinam recursos à correção de disparidades, fazem-no, supostamente, com o objetivo de favorecer o canal direto, o seu website oficial. No entanto, nem sempre é assim.

Os mais céticos consideram que a paridade é uma utopia. Para outros, alcançá-la representa quase uma obsessão. Também existem aqueles que a desvalorizam ou, inclusive, aqueles que a desprezam. Opiniões vincadas, geralmente, pelo maior ou menor grau de compromisso do alojamento com a venda direta. De qualquer forma, é inquestionável que se trata de um termo muito presente na comercialização hoteleira e no revenue management, que não deixa ninguém indiferente.

A paridade cumpre mais do que um objetivo. Por exemplo, é uma forma de garantir que o valor que cada proprietário atribui ao(s) seu(s) produto(s) é respeitado. Nós, que conhecemos em primeira mão o seu poder, não duvidamos da sua importância para potenciar a venda direta, em detrimento da venda intermediada. Melhor ainda, encontrámos a fórmula para a termos permanentemente sob controlo, evitando que se transforme em mais um problema.

Ninguém pode garanti-la e nós também não. No entanto, depois de quase uma década a trabalhá-la, acreditamos que é um objetivo tangível. Por isso, hoje queremos falar do nosso Triângulo da Paridade, um ecossistema de ferramentas completo, todas de desenvolvimento próprio, em permanente comunicação com o nosso motor de reservas, que zela pela integridade dos preços e o respeito pelas regras do negócio, sejam elas quais forem.

Que ferramentas compõem o Triângulo da Paridade?

Uma das vantagens de desenvolver internamente todas as nossas soluções é a não-dependência de terceiros, que se traduz numa maior agilidade de resposta e uma melhor intercomunicação entre ferramentas. O Price Seeker, que está connosco praticamente desde o início, é um dos Rate Shoppers mais consolidados do mercado, e o pilar central do Triângulo da Paridade. Capaz de monitorizar os preços de mais de 200 websites em tempo real, o seu motor de scraping é responsável por extrair os dados e alimentar com eles os seus dois aliados: Parity Maker e Rate Check.

Definimos o Parity Maker, ferramenta pioneira e ainda exclusiva, mesmo depois de vários anos em circulação, como um igualador de preços do motor de reservas do website com os das OTAs, em tempo real. Mas a verdade é que vai muito mais longe, porque o que faz é aplicar uma regra de negócio previamente configurada pelo hoteleiro. Portanto, para além de igualar, também é capaz de diminuir ou incrementar essa igualação, quer em termos percentuais (iguala e sobe 3%), quer em termos líquidos (iguala e baixa 5€), de acordo com os interesses e preferências do estabelecimento.

Por sua vez, o Rate Check é um comparador de preços com OTAs e Metasearch localizado dentro do processo de reservas. Ter o controlo sobre os preços é importante, mas ainda é mais eficaz quando garantimos que os utilizadores estão cientes dessa vantagem competitiva. Essa é, precisamente, a principal função que desempenha. O widget do Rate Check mostra os preços das OTAs para os mesmos critérios inseridos pelo utilizador ao realizar uma pesquisa no motor do website oficial. Evidentemente, apenas irá listar os preços das OTAs que sejam mais caras no momento da pesquisa. Desta forma, evitaremos abandonos para comparação de preços e transmitiremos uma mensagem muito clara, que impactará de maneira direta a conversão: o site oficial tem o melhor preço online.

Assim funciona o Triângulo da Paridade: o poder das regras de negócio

Como já mencionámos, são os scrapers do Price Seeker que trabalham, impercetíveis, para o Rate Check e o Parity Maker e fazem-no independentemente do mix de distribuição configurado no rate shopper (ou de não ter esta ferramenta contratada). Isto significa que podemos selecionar cinco OTAs para monitorizar de maneira constante no Price Seeker, mas selecionar outros canais nos quais operar com Rate Check e/ou Parity Maker.

O poder das regras de negócio reside na sua elevada capacidade de segmentação e no amplo leque de ações a aplicar. Na sua configuração, podemos diferenciar as OTAs por mercados, fusos horários, ocupações, etc. Um Business Intelligence específico mantém-nos informados permanentemente da sua atividade: quantas vezes foi mostrado o widget de Rate Check, para que critérios de pesquisa, se o utilizador clicou no widget, se existia ou não disparidade, os preços mínimos do website/OTA, o diferencial existente (positivo ou negativo), se o Parity Maker entrou em ação ou não e, em última instância, se a reserva se completou.

Além disso, o Rate Check é, em si próprio, um sistema de alertas automatizados, de tal forma que, se não mostra o preço de uma determinada OTA por ser mais barato que o do website oficial, enviará um email ao hoteleiro informando-o da disparidade para que possa corrigi-la.

Resumindo, através das regras de negócio, definiremos, por um lado, quando devem entrar em ação as ferramentas e, por outro, que ordem devem executar. Os seguintes exemplos ajudarão a entender melhor o alcance das regras de negócio:

Exemplo Nº 1, Parity Maker: se a Booking está mais barata, igualar o preço.

Se a Booking.com costuma provocar-nos disparidades, esta é a melhor forma de evitá-las.

Exemplo Nº 2, Rate Check: se o cliente é espanhol, mostra-lhe Atrápalo e Destinia; se é inglês, mostra-lhe Alpharooms e Onthebeach

Dependendo da origem do cliente, interessar-lhe-á conhecer os preços de umas ou outras OTAs, e o Rate Check permite a discriminação por mercados. Além disso, ao fazê-lo, estão a rastrear-se os preços de distintos mercados, ou seja, a originar alertas e a alimentar o BI com dados que poderemos usar para configurar novas regras de negócio. Retroalimentação no seu estado mais puro.

Exemplo Nº 3, Parity Maker: durante o dia, iguala o preço com a Booking, durante a noite iguala o preço com a Destinia.

Nem todas as OTAs se comportam da mesma forma, nem originam disparidades nos mesmos fusos horários. Com o Price Seeker, podemos obter um mapa muito bem definido de estas diretrizes de comportamento e, depois, usar essa informação para configurar as regras de negócio das outras duas ferramentas.

Exemplo Nº 4, Parity Maker: para diferenciais positivos muito altos, subir determinada percentagem

Imaginemos que o website está muito mais barato que Atrápalo. Tanto, que mesmo se subirmos o preço uma determinada percentagem, continuaremos a ser a opção mais económica. Nesse caso, podemos pedir ao Parity Maker que suba o preço para aumentar a rentabilidade.

Recapitulando, podia dizer-se que o Price Seeker é uma ferramenta de consulta e de controlo com a qual apenas o hotel se relaciona. Poderá realizar uma monitorização exaustiva tanto da sua paridade, como da sua concorrência, além de poder originar relatórios periódicos, realizar pesquisas em tempo real, configurar alertas, etc. Já o Parity Maker e o Rate Check aparecem diretamente ao utilizador ou potencial hóspede, fornecendo-lhe informação e apresentando-lhe o melhor preço durante o seu processo de reserva.

Ainda que as três ferramentas possam funcionar, e possam ser contratadas, de forma completamente independente, cabe referir que a aplicação em conjunto multiplica exponencialmente a sua capacidade para fazer da paridade de preços uma realidade. Além disso, favorece a que seja sempre o website oficial do hotel a oferecer os melhores preços. Não hesite em contactar o seu account para obter mais informações.

Paraty Tech
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Diana Costa

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